International PHP Conference 2015

Introdução

O principal foco do CLI SAPI é para o desenvolvimento de aplicações shell com PHP. Existem algumas diferenças entre CLI SAPI e outras SAPIs que são explicadas nesse capitulo. Vale apena ressaltar que CLI e CGI são diferentes SAPIs embora compartilhem boa parte dos mesmos comportamentos.

O CLI SAPI é ativado por padrão usando --enable-cli , mas pode ser desativado usando a opção --disable-cli quando executar ./configure.

O nome, a localização e a existência dos arquivos binários do CLI/CGI podem ser diferentes dependendo de como o PHP está instalado no seu sistema. Por padrão, quando executado o make, ambos CGI e CLI são compilados e colocados em sapi/cgi/php-cgi e sapi/cli/php, respectivamente, no seu diretório fonte do PHP. Você vai notar que ambos são nomeados php. O que acontece durante o make install depende da sua linha de configuração. Se o módulo SAPI é escolhido durante a configuração, como apxs, ou a opção --disable-cgi é utilizada, o CLI é copiado para {PREFIX}/bin/php durante make install, caso contrário o CGI é colocado lá. Assim, por exemplo, se o --with-apxs está na sua linha de configuração, em seguida, o CLI é copiado para {PREFIX}/bin/php durante o make install. Se você quiser substituir a instalação do binário CGI, use make install-cli depois do make install. Alternativamente, você pode especificar --disable-cgi na sua linha de configuração.

Nota:

Porque ambos --enable-cli e --enable-cgi são ativadas por padrão, ter simplemente um --enable-cli na sua linha de configuração não significa necessariamente que o CLI será copiado para {PREFIX}/bin/php durante o make install.

A partir do PHP 5, o binário CLI é distribuído na pasta principal como php.exe no Windows. A versão CGI é distribuída como php-cgi.exe. Além disso, um php-win.exe é distribuído se o PHP é configurado com --enable-cli-win32 . Isso faz o mesmo que a versão CLI, exceto que ele não exibe nenhum output e também não disponibiliza nenhum console.

Nota: Qual SAPI eu tenho?

A partir da linha de comando, digitar php -v lhe dirá se o php é CGI ou CLI. Veja também a função php_sapi_name() e a constante PHP_SAPI.

Nota:

A página do manual Unix está disponível digitando man php no ambiente shell.

add a note add a note

User Contributed Notes

There are no user contributed notes for this page.
To Top